Professores contra o roubo<br>nas pensões

Os pro­fes­sores e edu­ca­dores re­for­mados vão en­tregar hoje, às 16 horas, na re­si­dência ofi­cial do pri­meiro-mi­nistro, o seu ca­derno rei­vin­di­ca­tivo. Antes, às 15 horas, terá lugar no mesmo local um pro­testo contra os «actos de pi­lhagem» do Go­verno nas pen­sões dos do­centes, muitos deles re­for­mados an­te­ci­pa­da­mente.

«As pen­sões não são um favor que lhes é feito, mas um di­reito que ad­qui­riram após dé­cadas de des­contos», sa­li­enta, em nota de im­prensa, a Fen­prof, que acusa o exe­cu­tivo PSD/​CDS de, em pouco mais de dois anos, ter «re­du­zido o valor das pen­sões dos do­centes em vá­rias cen­tenas de euros».

Esta ini­ci­a­tiva conta com a pre­sença e in­ter­venção de Lígia Galvão, co­or­de­na­dora na­ci­onal do De­par­ta­mento de Apo­sen­tados da Fen­prof, e de Mário No­gueira, se­cre­tário-geral da Fe­de­ração de Pro­fes­sores.

No dia 22, por oca­sião da dis­cussão do Or­ça­mento Rec­ti­fi­ca­tivo, cen­tenas de re­for­mados ma­ni­fes­taram-se frente à As­sem­bleia da Re­pú­blica para de­nun­ciar o con­junto de me­didas gra­vosas e in­cons­ti­tu­ci­o­nais in­se­ridas na Con­tri­buição Ex­tra­or­di­nária de So­li­da­ri­e­dade (CES), que pe­na­lizam vi­o­len­ta­mente os re­for­mados, apo­sen­tados e pen­si­o­nistas.




Mais artigos de: Trabalhadores

Razão e confiança<br>sábado nas ruas

O Go­verno in­siste em mas­carar os efeitos da po­lí­tica de ex­plo­ração e em­po­bre­ci­mento, mas a luta dos tra­ba­lha­dores mantém o foco na vida real e con­tinua a ser o prin­cipal en­trave à ofen­siva do ca­pital.
Al­gumas vi­tó­rias re­centes dão mais con­fi­ança para a luta de todos, que tem neste sá­bado, 1 de Fe­ve­reiro, a pri­meira grande acção que a CGTP-IN pro­move em 2014.

Novas acções nos transportes

Esta se­mana, foram con­cre­ti­zados os cortes nos sa­lá­rios e com­ple­mentos dos tra­ba­lha­dores e re­for­mados de em­presas pú­blicas de trans­portes. Estão de­ci­didas lutas para dias 4 e 7.

Números sem ilusão

«O dé­fice está a baixar e a vida dos tra­ba­lha­dores, dos re­for­mados, dos jo­vens e dos de­sem­pre­gados está a pi­orar», co­mentou a CGTP-IN, a pro­pó­sito dos dados da exe­cução or­ça­mental de 2013.

Política criminosa na Saúde

Trans­ferir para os grupos mo­no­po­listas a pres­tação de cui­dados, com o res­pec­tivo fi­nan­ci­a­mento pú­blico, é a ver­da­deira razão das re­es­tru­tu­ra­ções na saúde, acusa a CGTP-IN.

Vitória importante na Ibersol

Uma importante vitória foi alcançada, na sexta-feira, pelos distribuidores da Pizza Hut. A estes trabalhadores, a Ibersol pretendeu reduzir a contrapartida por cada entrega ao domicílio, de 1,17 euros para 67 cêntimos. Vendo a vigorosa contestação...

Sargentos celebram 1891

Quase duas dezenas de iniciativas preenchem o calendário de comemorações do Dia Nacional do Sargento, que celebra a revolta de 31 de Janeiro de 1891.A Associação Nacional de Sargentos realiza no sábado, às 15 horas, no ISCTE, em Lisboa, um acto público. No dia 25,...

Pelos direitos na INCM

No quadro da luta que desenvolvem para defender os Serviços Sociais e exigir o cumprimento do Acordo de Empresa, os trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda concentraram-se na quarta-feira, 22, à tarde, frente ao Ministério das Finanças. O...

Greve pelos horários

Com níveis de adesão entre 60 e 70 por cento, os assistentes operacionais de acção médica do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (hospitais da Universidade, dos Covões, Pediátrico, Centro Hospitalar Psiquiátrico e...

«Saúde 24» deve ser pública

A linha «Saúde 24», como serviço público que atende e encaminha utentes do SNS, deve ser integrada no sector público administrativo e os vínculos dos seus trabalhadores devem ser regularizados e salvaguardados, defendeu na segunda-feira a CGTP-IN, numa nota em que...

Obrigado senhores

Obrigado senhorespelo desespero que ofereceispelas ruas vazias de esperançapelos discursos bondososanunciando o aumento dos impostos Obrigado senhor-dos-passospor esta devoção em crucificar-nosem colocar-nos neste calváriopela vontade de ajudar a austeridadepelas noites em rectilíneo...